sexta-feira, 5 de março de 2010

Bom Dia.
Muitos poetas pensam que escrever na forma de 2 quartetos e 2 tercetos, estejam escrevendo um soneto. NÃO É ASSIM NÃO. O soneto tem 3 regras básicas, com o mesmo valor, ou seja, 33,33% cada uma. São elas: RIMA. MÉTRICA e SÍLABAS TÔNICAS.
Exemplo das RIMAS: O 1º e o 2° quartetos as Rimas são as mesmas.
1° Quarteto 2° Quarteto VARIAÇÕES
-- A-------- A---------A--B-----A--A-------A--B
-- B-------- B---------B--A-----B--B-------B--A
-- A-------- A---------A--B-----B--B-------B--A
-- B-------- B---------B--A-----A--A-------A--B

Exemplo Prático

Do Livro "LÀGRIMAS E RISOS" de minha autoria.

ORAÇÃO

Meu Deus amado, muito Te agradeço
Pela vida feliz que tenho tido...
Se, pelos anos, tive algum tropeço,
Garanto que não foi por mim sentido

Sempre vivi em paz e reconheço
Quanto sou nesta lida protegido.
Não julgo se mereço ou desmereço,
Pois coube a Ti,Senhor, ter-me escolhido.

Reparem que as RIMAS estão no 1° Exemplo,ou seja: ABAB -- ABAB

Nos Tercetos sâo 2 formas de escrita.
3 Duplas de RIMAS ou 2 Ternos de RIMAS.

EXEMPLOS

-- C -- E ------ C--D
-- C -- E ------ D--C
-- D -- D ------ C--D


EXEMPLOS PRÁTICOS

Final do soneto "ORAÇÃO"

Ao longo da existência - venturoso,-
Nunca pisei em solo pedregoso,
E tão felizes são os dias meus !

Pelo ditoso lar, onde cresci,
Pela família, que feliz construí;
Por tudo, eu Te agradeço, meu bom Deus !

Usei o 1º Exemplo, ou seja: C C D -- E E D

Do livro " LEMBRANÇAS DE ESQUECER " de autoria de
CAMILO GUIMARÃES, temos o 2° exemplo

Assim tua vivência com ternura
Tornou-me terno todo o sentimento,
Nesse sentir que em vida se procura,

E ao encantar-me em teu encantamento,
Minha vontade se tornou mais pura,
Mais puro o meu viver-te em pensamento.

CAMILO usou o 2° Exemplo, C D C -- D C D

EXEMPLO DE MÉTRICA E SÍLABAS TÔNICAS em SONETOS DECASSÍLABOS.
SÃO 2 OS TIPOS DE VERSOS: o HERÓICO e o SÁFICO.
No verso HERÓICO as Sílabas tônicas tem que cair na 2°,3° ou 4° sílaba,
na 6° obrigatória e na 10° sílaba.
Exemplos de versos Heróicos:
Do livro"FLORES DO MEU OUTONO"de F.VIDAL RAMOS, um dos melhores poetas do Brasil.
Soneto ÚLTIMO DESEJO: Todo o prazer do qual hoje me esqueço. 4°, 6° e 10° sílabas.
Quem sabe a recompensa que eu mereço. 2°, 6° e 10° sílabas.
É colher tanta mágoa e tanto espinho. 3°, 6° e 10° sílabas.

No verso SÁFICO, o mais bonito é colocar as tônicas na 4°, 8° e 10° sílabas.
No soneto vc. pode escrever 13 versos Heróicos e 1 Sáfico que o soneto estará
certo, ou, 7 a 7 ou 10 a 4, isso não importa.
Exemplo de verso Sáfico:
Do livro "FLORES DO MEU OUTONO" de F.VIDAL RAMOS.
Soneto CARNAVAL: 1°verso. É carnaval neste perdido mundo! 4°, 8° e 10° sílabas.

Não confunda a contagem métrica poética com a contagem gramatical.
Na contagem poética existe a ELISÃO ou união entre vogais.
EXEMPLO de contagem POÉTICA: Coma esta ameixa. = 5 sílabas.
EXEMPLO de contagem GRAMATICAL: Coma essa ameixa. = 7 sílabas.

Como podem ver, é o SONETO a maneira mais difícil de se escrever.
Façam bom proveito dessas REGRAS, e sejam ótimos SONETISTAS.
Abraços do amigo J.B.MUNIZ RIBEIRO.



SONETOS de minha autoria que estão em meu livro "LÁGRIMAS e RISOS"

LÁGRIMAS E RISOS

Recordando o passado descobri,
Que foram poucas minhas alegrias,
Mas, de lamúrias foram longos dias
Amargos e penosos que vivi.

Daquela casa branca, junto a ti,
Eu somente guardei fotografias
Nas caixas de lembranças, tão vazias,
De tantas esperanças que perdi.

Eu fui passando pela vida afora,
Às vezes rindo, como rio agora,
Mostrando-me feliz a quem me assiste.

Foi misturando lágrimas e risos,
Num desvairado mundo de improvisos,
Que dor não me restou para ser triste !


ENFRENTA

Não reclames da vida a todo instante,
Não é só de tristezas que ela é feita.
Tanto o bem quanto o mal temos bastante
Nos pratos da balança tão perfeita.

A dor é mais sentida, é mais constante,
Marca o peito com flor que não enfeita.
A alegria é veloz, muito inconstante,
Qual bolha de sabão ela é desfeita.

Tristeza existe para ser sentida !
Qual a graça e o valor de nossa vida,
Sem haver os momentos dolorosos ?

Enfrenta com bravura os teus percalços,
Separa com cuidado os bons dos falsos,
E ganharás a luz dos venturosos.


QUERO

Quero paz, quero amor, quero ternura,
Quero tudo isso e muitas coisas mais...
E, em grande quantidade, com fartura,
A fé que existe em muitos dos mortais.

Quero entender o mundo e seus fanais,
Trocar minha ignorância por cultura,
Ter n'alma a rutilância dos cristais,
E um coração repleto de brandura.

Não é por mim que peço tanto e tanto,
É pelo irmão que sofre em cada canto,
As agonias sem saber pedir.

Eu peço tanto, embora tudo tenha,
Na espera ardente de que, enfim, me venha
O sagrado momento de servir !


DIA DE SAUDADE

Que farei neste dia tão tristonho,
Sozinho, sem ninguém, abandonado,
Sentindo a falta de um olhar risonho,
Que alegre e aqueça o coração gelado ?

Que farei neste dia tão tristonho,
Se já não posso ter junto, ao meu lado,
Quem foi a minha vida e foi meu sonho,
E se perdeu nas brumas do passado ?

Que farei neste dia de saudade,
Quando a tristeza esta minh'alma invade,
Numa emoção como jamais senti ?

Só me resta apertar dentro do peito,
Meu coração, que se tornou desfeito,
Pela saudade que me vem de ti...


BENDITA SEJA...

Chorando lembro nosso amor desfeito
E meu sofrido estado de pobreza.
Cantando espanto as mágoas do meu peito
Em profundos momentos de tristeza.

Parece-me sem ti, tudo imperfeito !
Só a saudade me resta, com certeza
Dos momentos febrís em nosso leito
No grande amor sensível de pureza.

Hoje somente os livros me consolam,
Companheiros sinceros que me isolam
Deste mundo de dores e traições.

Bendita seja a vida dos poetas
Que como santos, divinais profetas
Enriquecem de paz os corações.



ILUSÂO PERDIDA

Éramos dois em plena mocidade:
Havia em nós sorrisos do infinito,
A luz sublime da felicidade,
Tecendo a teia de um viver bendito !

Mas o tempo que fere sem piedade,
Envolveu-nos num íntimo conflito:
Deixando a dor marcada de ansiedade,
Pelo amor do infortúnio de um delito !

Um fraco me tornei quando partiste,
Um pobre rei, no seu castelo triste,
Cujo trono, por mágoas, se desfez...

E foi tão grande essa ilusão perdida,
Que nunca mais, em toda a minha vida,
Eu fui capaz de amar por outra vez !



MOMENTOS DE AMARGURA

Já devem todos ter passado um dia,
Momentos de tristeza e de amargura,
Sentindo a vida frouxa, fraca e fria,
Vestíbulo do mal, quiçá loucura.

O mundo colorido à fantasia,
Se a gente cai, fracassa ou se descura,
Parece, perde a graça e se esvazia,
E adeus felicidade amada e pura.

- Ah! Se eu pudesse, ao menos, paz sentir...
Quero ter fé, preciso reagir,
Que morto assim não poderei vencer...

A mente busca espaços, salta e voa,
Almeja alguma idéia livre,à toa,
Pensando um modo de voltar a crer!

6 comentários:

  1. Amigo Jbap
    PAROU... parou porque?
    PORQUE parou???
    São 30 dias da sua primeira e única postagem...
    Um Mestre da sua categoria não pode parar... Cadê suas dezenas de composições poéticas?
    do seu livro LAGRIMAS E RISOS???
    Porque não as transcreve?
    O Perpétuo Presidente da CASA DO POETA, tem que ser perpétuo tbm na poesia, alem de meu amigo perpétuo, claro abçs
    AGMON, poetamigo

    ResponderExcluir
  2. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    VERSONETOS

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  3. Sr. Muniz Ribeiro.
    De acordo com as regras do soneto, mas que havemos de fazer, tenho me esfoçado por dizer o mesmo, mas aparecem-me aqui sonetos todos desencontrados especialmente nas rimas da quadras e métricas.
    Gostei de ler os seu, bonitos, bem construidos tal como diz.
    Abs
    João da Palma
    joaopalmaf@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Teus sonetos são fantasticos, ja eu não consigo escrever me limitando a normas e metricas vou escrevendo com o coração, adoraria ter este dom, bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo João, prazer em estar aqui em seu blog, agora vamos caminhar juntos, para tanto, será um prazer, pois já nos conhecemos do R.L. ABÇS.

    ResponderExcluir